Pensei longamente se devia escrever estas linhas e finalmente decidi correr esse risco.

Quando olhamos para o panorama das eleições nos últimos vinte ano, vemos uma tendência crescente para a abstenção. Se esta representasse votos numa única força política ou candidato representaria uma vitória esmagadora face aos que acabam realmente…


50Y50K

No fim do Verão de 2019, apesar de ser ativo e praticar desporto quase cinco vezes por semana, dei por mim com 84 quilos, talvez o mais pesado que tinha estado nos últimos cinco anos. Pensei que tinha de baixar de peso e em novembro tornei-me vegetariano. As perguntas…


Depois de estarmos num confinamento forçado em grande parte pela falta de preparação para enfrentar o inverno, hoje, dia 9 de fevereiro de 2021 as notícias dão conta que a estratégia será prolongar o confinamento até pelo menos meados de março, um ano depois de termos sido confinados pela primeira…


Cresci num ambiente de leitura. Os livros enchiam as estantes, as mesinhas de cabeceira e as malas de viagem. O meu pai era um leitor ávido e a minha mãe, para além de ler, também escrevia. Aprendi desde muito cedo a tirar prazer da leitura e do momento de imaginar…


A minha vida inteira pratiquei desporto.

Hoje a chegar aos cinquenta continua a ser uma parte importante da minha vida e do meu equilíbrio e da minha família. Para aqueles que me conhecem sabem que o surf é o meu desporto de eleição, mas também corro, ando de bicicleta, de…


Passei muito tempo se deveria ou não escrever este texto, sobretudo porque sinto que não tendo a informação toda posso de alguma forma estar a ser injusto.

Em primeiro lugar quero afirmar que mais do que certezas tenho dúvidas.

1. Sendo a primeira delas quais são os pontos de contágio…


Os dias passam sem que ninguém fale em soluções. Dois temas invadem as paragonas noticiosas. O vírus e a crise.

Capsula do Tempo — texto escrito em Março de 2020

A oportunidade está aí.

O vírus trouxe-nos o abandono do nosso dia a dia de trabalho e lazer, fomos fechados…


O verão vem a caminho e a primavera,apesar de chuvosa, tem trazido bons dias de praia. Depois do estado de emergência e ainda em pleno estado de calamidade os portugueses, entre os quais me incluo, começam a pensar na praia, nos banhos de sol e nos passeios à beira mar…


No projecto em que estou envolvido dependemos de dar aulas de surf para realizar a nossa missão social. Em Março quando fecharam as praias e a possibilidade de dar aulas de surf, fecharam igualmente o nosso acesso às receitas. Parámos. As nossas receitas desapareceram.

Como não podemos depender da resolução…


Em meados de Março, resultado de uma quarta-feira louca em Carcavelos e com o pânico do COVID 19 a instalar-se, fomos empurrados para fora do mar. Primeiro, não podíamos ser mais do que cinco e depois mais do que dois. Eventualmente o pânico levou a melhor e, de não podendo…

Antonio Pedro

António Pedro de Sá Leal was born in 1971 in Lisbon, graduated in Philosophy at Universidade Nova de Lisboa.

Get the Medium app

A button that says 'Download on the App Store', and if clicked it will lead you to the iOS App store
A button that says 'Get it on, Google Play', and if clicked it will lead you to the Google Play store