50Y50K

No fim do Verão de 2019, apesar de ser ativo e praticar desporto quase cinco vezes por semana, dei por mim com 84 quilos, talvez o mais pesado que tinha estado nos últimos cinco anos. Pensei que tinha de baixar de peso e em novembro tornei-me vegetariano. As perguntas surgiram imediatamente dos meus amigos. O que vais comer? Não te vai fazer falta a proteína animal? Porque estás a fazer isto? Confesso que esta era uma decisão que tinha vindo a ser pensada há pelo menos uns dez anos. Melhorar e diversificar a minha alimentação deixando a carne e…


Depois de estarmos num confinamento forçado em grande parte pela falta de preparação para enfrentar o inverno, hoje, dia 9 de fevereiro de 2021 as notícias dão conta que a estratégia será prolongar o confinamento até pelo menos meados de março, um ano depois de termos sido confinados pela primeira vez…

Longe de resolver o problema da pandemia de uma forma estruturada, o prolongamento do confinamento colide de frente com o que deveria ser o objetivo primordial nesta pandemia, que passa por criar condições para que as empresas possam trabalhar, os estudantes frequentar as escolas e universidades e que de…


Cresci num ambiente de leitura. Os livros enchiam as estantes, as mesinhas de cabeceira e as malas de viagem. O meu pai era um leitor ávido e a minha mãe, para além de ler, também escrevia. Aprendi desde muito cedo a tirar prazer da leitura e do momento de imaginar com a ajuda das palavras um mundo desconhecido, excitante, misterioso, triste, feliz e surpreendente. Ler tornou-me uma pessoa mais tolerante e quero acreditar generosa e disponível para aprender.

Mantenho hoje um hábito de leitura diário e procuro incutir nos meus filhos este gosto.

O livro é promotor de cultura de…


A minha vida inteira pratiquei desporto.

Hoje a chegar aos cinquenta continua a ser uma parte importante da minha vida e do meu equilíbrio e da minha família. Para aqueles que me conhecem sabem que o surf é o meu desporto de eleição, mas também corro, ando de bicicleta, de skate (às vezes), pratico yoga, jiu-jitsu entre outros desportos. A prática desportiva é diária e garante-me de bem-estar físico e mental. Sou genericamente uma pessoa saudável e com bons hábitos de alimentação (vegetariano). Quando vou fazer check-ups a minha tensão é boa, o meu peso equilibrado. …


Passei muito tempo se deveria ou não escrever este texto, sobretudo porque sinto que não tendo a informação toda posso de alguma forma estar a ser injusto.

Em primeiro lugar quero afirmar que mais do que certezas tenho dúvidas.

1. Sendo a primeira delas quais são os pontos de contágio da COVID 19, em Portugal que ajudem a sustentar a decisão de fechar umas coisas e não outras?

Fazia-me sentido que passado quase um ano do primeiro caso de COVID19 em Portugal se tivesse já uma noção exata quais sãos os hotspots de transmissão do vírus, para além do que…


Os dias passam sem que ninguém fale em soluções. Dois temas invadem as paragonas noticiosas. O vírus e a crise.

Capsula do Tempo — texto escrito em Março de 2020

A oportunidade está aí.

O vírus trouxe-nos o abandono do nosso dia a dia de trabalho e lazer, fomos fechados a uma distância segura uns dos outros. Corremos para casa, fechamos-nos e começamos a olhar pela janela à procura daquele que saía de casa. Tornamos-nos denunciantes dos outros. Alimentámos uma cultura de violência nas redes sociais assente no medo e na ignorância. Quando alguém sai à rua põe-se em risco…


O verão vem a caminho e a primavera,apesar de chuvosa, tem trazido bons dias de praia. Depois do estado de emergência e ainda em pleno estado de calamidade os portugueses, entre os quais me incluo, começam a pensar na praia, nos banhos de sol e nos passeios à beira mar e desesperam porque na maior parte das praias podem circular, mas não assentar as toalhas no areal. Apesar de, em muitos casos estarem sozinhos. Vem sempre e bem, a polícia fazer o seu papel pedagógico e pedir para nos movimentarmos.

Nas notícias lemos as diferentes regras que são referidas para…


No projecto em que estou envolvido dependemos de dar aulas de surf para realizar a nossa missão social. Em Março quando fecharam as praias e a possibilidade de dar aulas de surf, fecharam igualmente o nosso acesso às receitas. Parámos. As nossas receitas desapareceram.

Como não podemos depender da resolução desta situação reinventamos o nosso Programa Surf para a Empregabilidade e vamos realizar uma edição totalmente online para além disso tentamos envolver os nossos alunos de surf o melhor que soubemos. Para isso criamos uma aula semanal com workshops sobre temas que não temos habitualmente tempo para falar e que…


Em meados de Março, resultado de uma quarta-feira louca em Carcavelos e com o pânico do COVID 19 a instalar-se, fomos empurrados para fora do mar. Primeiro, não podíamos ser mais do que cinco e depois mais do que dois. Eventualmente o pânico levou a melhor e, de não podendo ser mais que dois, as praias foram fechadas e o acesso ao surf também. …


A uns dias das eleições europeias e porque acredito que a democracia é o caminho mais justo de governação, mas sei que a classe politica não honra de forma nenhuma a confiança que lhe é depositada pelos cidadãos e que os cidadãos sentem que votar não serve para nada, tendo isso vindo a ser reflectido na crescente abstenção, que abre caminhos perigosos para o futuro, nomeadamente o aparecimento de movimentos radicais, tenho vindo a reflectir longamente de como poderíamos melhorar o nosso sistema de governação de modo a caminharmos numa direcção mais justa e equilibrada, sobretudo para que conseguíssemos reduzir…

Antonio Pedro

António Pedro de Sá Leal was born in 1971 in Lisbon, graduated in Philosophy at Universidade Nova de Lisboa.

Get the Medium app

A button that says 'Download on the App Store', and if clicked it will lead you to the iOS App store
A button that says 'Get it on, Google Play', and if clicked it will lead you to the Google Play store